Como comprar um carro usado: avaliando o interior
Saiba como comprar um carro usado ou seminovo. Saiba tudo sobre o que deve ser checado no interior de um veículo.
Hoje nós vamos dar dicas de como comprar um carro usado ou seminovo. Você vai saber tudo o que deve ser checado no interior do veículo.
Enfim, para iniciar a verificação do interior do carro comece por ver se os bancos têm algum tipo de rachaduras, manchas ou algum rasgo.
No entanto, se os bancos forem elétricos veja se os comandos dos botões estão funcionando corretamente.
Em seguida, veja como está o estado do assoalho embaixo de todos os tapetes passando a mão na forração e veja se está humedecido ou danificado o que pode indicar uma infiltração ou funilaria mal feita.
Cheque também o estado dos pedais de freio, embreagem e acelerador, pois um pedal muito desgastado no carro com baixa quilometragem pode ser sinal de hodômetro adulterado.
Claro que não é só isso que define se um carro foi adulterado ou não, mas essa é uma primeira análise e que pode te dar uma pista.
Verifique partes elétricas no interior do carro
Se a chave do carro for automatizada com botões de alarme, veja se ela trava e destrava todas as portas.
Coloque a chave no contato e gire até ver se todas as luzes espia acendem normalmente. Caso alguma luz espia não acenda isso é fácil de resolver muitas vezes só trocando as lâmpadas do display.
Em seguida, se o volante for multifuncional confira se todos os comandos estão funcionando corretamente como comandos do rádio e do computador de bordo.
Verifique também o trio elétrico do carro testando os botões dos vidros, da trava de porta e não se esquece de aumentar o som pra ver se algum auto falante estourado.
Ligue o ar condicionado e veja se a ventilação é boa, pois se o interior do veículo gelar rapidamente é um bom sinal. Faça o mesmo com o ar quente.
Enfim, inspecione também toda a forração do teto em busca de forro caído ou algum outro dano no acabamento da forragem.
Ligue o carro e engate algumas marchas para sentir se as passagens de marcha estão suaves e sem muito jogo. As trocas devem ser macias e os engates serem fáceis.
Puxe o freio de mão e veja se o carro freia bem, de preferência numa ladeira. O ideal é que você escute no máximo três ou quatro cliques para frear o carro.
No entanto, se você ouvir mais cliques ou se tiver dificuldade para puxar a alavanca é um sinal de que o freio está desregulado.
Teste o botão que ejeta água no para-brisa, ligue os limpadores e veja se a velocidade que as palhetas trabalham estão boas, se estão em contato constante com o vidro e também se não estão ressecadas.
Verifique o porta malas
Enfim, para terminar a inspeção do veículo, vá no porta-malas e passe a mão sobre o carpete do assoalho para verificar se tem infiltrações no compartimento de estepe.
Verifique se tem ferrugem, água acumulada ou amassados. Se o carro tiver sofrido alguma batida forte na traseira vai ser difícil um funileiro consertar o amassado sem deixar vestígios.
Enfim, veja se o estepe está cheio e em bom estado e se as ferramentas para troca estão dentro do porta malas.
Conclusão do artigo como comprar um carro usado
Esse foi o artigo de hoje sobre como comprar um carro usado ou seminovo. Lembre-se que essas são só algumas dicas para te ajudar em uma avaliação mais criteriosa.
Sempre sugerimos também que se houver alguma dúvida a mais, leve o carro no seu mecânico de confiança antes de fechar o negócio.
Para ler mais artigos como esse com dicas de como comprar um carro usado ou seminovo sem ser enganado, visite nossa home clicando <<AQUI>>
Caso queira nos acompanhar nas redes sociais, siga nossa Fanpage no Facebook @dicasproseucarro.
Um abraço e até breve!!!!
Seja o primeiro a comentar!