Dica de Ouro

Como trocar o pneu do carro

Como trocar o pneu do carro? A primeira coisa a se fazer é pegar o triângulo de emergência e posicionar pelo menos 30 metros do veículo.

Como trocar o pneu do carro? Essa dúvida pode aparecer numa hora não muito adequada.

Agente sabe que não tem hora para o pneu do carro furar não é mesmo. E ainda parece que o destino escolhe sempre os piores lugares possíveis para isso acontecer.

Portanto, é bom você saber como trocar o pneu do seu carro com antecedência, pois na hora em que isso acontecer, você estará preparado.

No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para que essa tarefa suja e quase sempre chata de trocar o pneu do carro fique um pouco mais fácil.

Enfim, a primeira coisa a se fazer é parar o veículo em local seguro e ligar o pisca-alerta. Tome bastante cuidado na hora de sair do veículo.

Caso você esteja com outras pessoas dentro do carro, peça para elas saírem e ficar em lugar seguro. Para que as pessoas fiquem protegidas da estrada o ideal seria ficar do lado de fora da mureta.

Enfim, agora é hora de pegar o kit de reparo com estepe, triângulo e macaco que geralmente ficam no porta malas.

Mas isso não é regra e varia entre alguns modelos e na dúvida, consulte o manual do carro.

Kit usado para trocar o pneu do carro

A primeira coisa a se fazer é pegar o triângulo de emergência e o ideal e posicioná-lo pelo menos 30 metros de distância do veículo.

Porém, quanto mais rápido for o limite de velocidade na via em que você estiver, mais longe o triângulo deve ser colocado.

Se você estiver no acostamento de uma estrada também é possível usar galhos finos e algumas folhagens para reforçar a presença do veículo à frente. Coloque o estepe perto do pneu a ser trocado de prefrência, debaixo do carro.

Isso importa muito porque caso aconteça um acidente como o carro cair do macaco, o pneu serve de calço e evita acidentes e danos a suspensão, freios e o principal que é a você mesmo.

Não se esqueça de puxar o freio de mão e deixar a primeira marcha engatada. Se o carro for automático deixe o câmbio em posição “P” antes de levantar o veículo.

Depois, afrouxe as porcas e parafusos da roda que em alguns carros, podem conter o chamado parafusos antifurto.

Caso seu conjunto de rodas seja equipado com esses parafusos antifurto, para soltá-los será preciso usar o adaptador que geralmente, se encontra junto com o kit chave de roda, macaco, triângulo e estepe.

Você também pode usar o peso do seu corpo para fazer mais força ao afrouxar as porcas e parafusos, mas nunca pule em cima da chave de roda e nem coloque seu peso sobre ela para dar mais força e torque.

Macaco

Afrouxe um pouco cada parafuso da roda antes de levantar o carro com o macaco. Ao posicionar o macaco para levantar o carro verifique qual o local de contato correto com a carroceria do carro.

Quase sempre uma marcação como um triângulo na parte lateral inferior da carroceria indica essa posição, mas sempre confira essa informação no manual do carro.

Enfim, ao levantar o veículo ainda é bom que você continue erguendo a carroceria mesmo depois que o pneu murcho se descolar do asfalto.

Isso porque como a bandagem do pneu murcho ficou pressionada contra o chão o espaço de encaixe será menor quando for posicionar o pneu cheio.

Por isso, você precisa abrir mais espaço para posicionar o pneu cheio na furação correta dos parafusos no eixo do veículo.

Verifique se o seu carro tem o chamado pinos centralizador antes de tirar os último parafuso da roda.

Este pino vem como equipamento em alguns modelos de carros e serve para facilitar a troca dos pneus protegendo o disco de freio caso a roda caia sobre ele.

Coloque o pino antes de tirar o último parafuso da roda se esse for o caso do seu veículo.

Depois que o último parafuso da roda for solto, puxe a roda a que se encontra debaixo do carro como sugerido no início, e coloque o pneu murcho debaixo do carro onde se encontrava a outra roda.

Estepe

Agora pegue o estepe e coloque ele com calma e com cuidado procurando alinhar os buracos da roda com os buracos no cubo

Deixe para retirar o pini centralizador quando for colocar o último parafuso se esse for seu caso. Para garantir a fixação correta da roda seja, aperte os parafusos de forma cruzada.

Depois de fixar os parafusos tire o pneu murcho que está debaixo do carro e abaixe o carro gradualmente.

Depois de baixar totalmente o carro, dê o reaperto final nos parafusos do estepe, fazendo isso sempre de forma cruzada.

É importante evitar usar o seu peso contra a chave de rodas para fazer aperto final pois você pode fazer força demais e danificar os parafusos.

Em seguida guarde o macaco e o pneu murcho e deixando a retirada do triângulo por último

Antes de seguir viagem você precisa tomar cuidado com um detalhe importante.

Se seu carro for equipado com um estepes temporários, mais fino do que as rodas originais, o veículo terá um limite de velocidade máxima a ser atingida.

Por isso, seria importante até colocar o adesivo no painel ou alguma coisa que te faça lembrar que seu carro está com estepe temporário e que se deve respeitar o limite de velocidade sugerido pelo fabricante.

Nos veículos mais modernos é possível também programar um alerta eletrônico no computador de bordo para garantir que você não passe do limite de velocidade sugerido.

Espero que você nunca precise passar por essa situação, mas agora se você precisar trocar o pneu do seu carro, com este artigo explicativo você vai estar mais preparado para sair desse perrengue.

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