Estética

Lavagem a seco: quais os benefícios?

uando nos deparamos com o carro sujo, o primeiro pensamento é procurar por um lava-rápido, pois em casa, o gasto com água se torna desvantajoso. Desse modo, ao chegar no local onde lavaremos o veículo rapidamente somos abordados pelo responsável da limpeza, que nos faz escolher entre uma lavagem a seco ou uma limpeza tradicional.

Neste artigo, vamos detalhar para todos os nossos leitores como é feita a lavagem a seco e quais são seus prós e contras.

Quando nosso carro está sujo, logo pensamos em levá-lo ao lava rápido mais próximo de nossa casa para deixá-lo brilhando e novinho em folha.

Quando chegamos ao lava rápido, temos uma gama de serviço a nossa disposição. Entre esses serviços disponíveis estão a lavagem a seco ou a lavagem simples feita com água e sabão.

Entretanto, é bom saber quais são os prós e os contras de ambos os serviços de limpeza. Contudo, para isso devemos levar em conta não somente o nosso veículo, mas também, o meio ambiente.

Antes de escolher entre uma das lavagens, você precisa entender como cada uma delas funciona. Porque somente dessa forma é possível chegar a uma conclusão consciente, que não afete o automóvel ou agrida o meio ambiente.

Pra começar, vale ressaltar que a lavagem feita com água e sabão, não se encaixa na categoria sustentável. Lavando apenas um veículo, se é possível usar em torno de 500 litros de água.

Dessa maneira, a lavagem a seco pode se sobressair, ainda mais na questão de economia de água.

Por conseguinte, esse tipo de lavagem gasta um valor muito inferior ao da lavagem feita com água. Além de ser mais eficaz no que se refere a limpeza do veículo.

Lavagem a seco: como funciona

Esse tipo de lavagem utiliza pouca água em seus procedimentos. Por tanto, para que seu veículo fique limpo, é preciso de alguns produtos de limpeza e panos secos de poliéster, para remover o excesso do produto.

É um processo muito simples, pois basta aplicar o produto sobre a superfície suja do automóvel e depois removê-lo com a ajuda do pano seco.

Além de ser ágil, este tipo de lavagem conta com gasto irrisório de água, o que ajuda na conservação do meio ambiente além de ser sustetável.

Esse tipo de lavagem veicular também pode ser feito em casa, porém, se você se propuser a realizar essa tarefa, precisará ser bastante cuidadoso. Caso o produto não seja retirado de maneira correta, a pintura do veículo pode sofrer sérios danos.

Antes de optar por esse tipo de lavagem, conheça um pouco mais sobre quais são os prós e os contras oferecidos por esse tipo de limpeza.

Vantagens

Saiba que os produtos que são usados na limpeza do veículo a seco, são constituídos de cera líquida e pastosa. A saber, composto esse que serve como uma camada de proteção da lataria.

Além de deixar o automóvel com brilho novo, o componente reveste o local aplicado, o deixando protegido.

Em relação a quantidade de água utilizada, a lavagem a seco é muito mais econômica que a limpeza feita com água e sabão.

Essa lavagem utiliza o gasto médio de apenas 4 litros de água. Mas essa quantidade será relativa, uma vez que dependerá da eficiência do profissional que realizará a lavagem.

Se você optar pela limpeza do veículo a seco, saiba que o tempo de serviço é menor que o levado em uma limpeza tradicional. O simples motivo é o de não consumir muita água. Por tanto, não será preciso ficar secando toda a lataria, que é o que consome muito tempo.

Desvantagens

Caso a lavagem não seja feita de maneira correta, as chances de ter o veículo arranhado são altas.

No entanto, esse tipo de lavagem realizada em lava jato costuma ter um custo maior que o de uma limpeza com água e sabão.

Sabemos que todos os produtos usados neste tipo de lavagem servem pra dar mais brilho e proteção a pintura. Mas de nada servem se após a aplicação, forem removidos com o pano de algodão. Este tipo de tecido é ineficaz para este tipo de serviço.

Usar panos de algodão é um erro enorme, todavia é bastante comum entre pessoas que decidem fazer esse tipo de lavagem em casa.

Porque, muitos acham que utilizar uma flanela de algodão ajuda a remover melhor as impurezas, quando na verdade funciona de forma inversa. O tecido de algodão adere mais a superfície, ainda mais quando esta úmido.

Por conseguinte, a sujeira se acumula no tecido com mais facilidade. Assim, as impurezas presentes no tecido acabam por riscar a lataria quando passado sobre ela.

Por fim, podemos concluir que os pontos negativos ocorrem somente mediante o manuseio errado do produto, bem como na escolha do tecido. Dessa maneira, a lavagem a seco oferece mais prós do que contras.

Espero que tenham gostado do artigo. Se puder deixe seu comentário. Curta nossa Fanpage Dicas Pro Seu Carro no Facebook e continue nos acompanhando nosso blog.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!