Mecânica

Óleo sintético ou mineral? Qual usar!

Qual óleo usar? Óleo sintético ou mineral. Vamos tirar essa dúvida e muito mais no artigo de hoje.

O carro é igual o corpo humano e precisa de cuidados constantes pois do contrário, pode apresentar problemas e não funcionar muito bem.

Enfim, em uma manutenção preventiva, o óleo de motor é um detalhe que não pode ser esquecido de jeito nenhum. Saiba o porquê no artigo de hoje.

Por incrível que pareça, tem gente que acha que pra fazer o carro andar basta colocar combustível no tanque, virar a chave, acelerar e sair por aí.

Porém não é bem assim. Sua máquina com certeza vai parar se você não tiver alguns cuidados com a manutenção dela.

Troca de óleo sintético e mineral no motor

O motor por exemplo, exige cuidados especiais isso também diz respeito ao óleo lubrificante que circula entre as partes fixas e móveis internas do motor para evitar o desgaste e fazer sua limpeza.

É importante usar o óleo com as especificações adequadas indicados no manual do fabricante, pois os motores mais modernos estão cada vez menores e funcionam em temperaturas elevadas.

Existem algumas dúvidas sobre isso que perturbam as cabeças de muitos proprietários de automóveis.

Uma delas é usar óleo sintético ou mineral. Os sintéticos são mais caros, porém de acordo com especialistas ajudam a preservar o motor reduzindo o desgaste das peças e o consumo de combustível.

Óleo sintético derivado

Os semissintéticos, são derivados do óleo sintético e mineral, ou seja, o meio termo entre os dois tipos de óleos de motor.

Porém lembre-se, você nunca deve misturar óleo sintético com o mineral ou vice e versa, pois eles contêm propriedades diferentes.

Se fizer a opção por usar um lubrificante de base mineral faça a troca em um prazo mais curto do que o recomendado para evitar danos ao motor como formação de borras de óleo.

No entanto, qual é o prazo correto para troca de óleo do motor do seu carro?

É simples, para saber a quilometragem correta da troca de óleo do seu carro, basta seguir as orientações do manual do proprietário.

Porém, não deixe de levar em conta a observação sobre carros submetidos ao uso severo, que são aqueles carros que rodam frequentemente em trânsito e congestionamentos.

Isso também inclui carros que rodam com o motor muito tempo em marcha lenta ou aqueles que trafegam muito por estradas empoeiradas de terra, minério ou areia. Reduza o prazo das trocas de óleo para este tipod e veículo, faça até mesmo na metade do tempo indicado no manual do proprietário.

Filtro de óleo

Não se esqueça também da troca do filtro de óleo para que o resquício de óleo velho no filtro não contamine o novo.

Vale lembrar ainda que existem lubrificantes específicos para motores que já são muito rodados com alta quilometragem.

Então, deixe a preguiça de lado e fique atento aos prazos de troca de lubrificante do motor do seu carro.

Porém, se a falta de tempo for um problema sério em sua vida, saiba que já existe solução para isso.

Empresas especializadas em troca de óleo

Pois é, não tem mais desculpa para reclamar que não tem tempo para levar o carro na oficina, pois atualmente existem empresas que prestam esse tipo de serviço em sua residência, trabalho ou onde estiver.

É só contactar empresas que prestam este tipo de serviço que a troca de óleo é feita em poucos minutos

Se você pensa que vai economizar protelando a troca do lubrificante lembre se de que o preço de uma retífica é muito maior e pode trazer muitos transtornos e prejuízos.

Não se esqueça de nos seguir no facebook em @dicasproseucarro. Leia mais artigos como esse em nossa HOME cilcando AQUI.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!