Dica de Ouro

Calibragem dos pneus – Como fazer certo

Não é porque eles se arrastam pelo chão que não mereçam cuidados. Muito pelo contrário, é justamente por serem o único ponto de contato do carro com o asfalto que os pneus merecem toda nossa atenção.

Calibragem dos pneus – Como fazer certo

No texto de hoje vamos mostrar o jeito certo de fazer a calibragem dos pneus e seus benefícios.

Não é porque eles se arrastam pelo chão que não mereçam cuidados. Muito pelo contrário, é justamente por serem o único ponto de contato do carro com o asfalto que os pneus merecem toda nossa atNão é porque eles se arrastam pelo chão que não mereçam cuidados.

Muito pelo contrário, é justamente por serem o único ponto de contato do carro com o asfalto que os pneus merecem toda nossa atenção.enção.

Como fazer a corretamente a calibragem dos pneus

Em primeiro lugar, você deve ficar de olho na calibragem dos pneus do seu carro. Você se lembra da última vez que calibrou os pneus do seu carro.

Se você se lembra e faz isso regularmente parabéns, se não, veja o que pode acontecer.

Boa estabilidade e frenagem segura dependem e muito da pressão correta dos pneus indicada no manual do veículo.

Verifique também qual é a pressão adequada para circular com o veículo vazio ou carregado.

Com os pneus vazio, o consumo de combustível e o desgaste dos pneus aumentam, pois a banda de rodagem não fica apoiada por igual, forçando assim as laterais dos pneus que vão dobrar com mais facilidade em curvas, comprometendo a estabilidade.

Com muita pressão a banda ficará arqueada e o maior apoio será no centro, acelerando o desgaste nesse ponto do pneu, além de prejudicar as freadas e piorar o conforto.

Calibre os pneus quando estiverem frios porque eles se aquecem ao rodar e o calor provoca o aumento da pressão.

A calibragem deve ser feita pelo menos uma vez por semana e não se esqueça de fazer o mesmo com o estepe do veículo, pois acredite, mesmo parado ele perde pressão.

Calibragem do estepe

Use também a tampinha de plástico da válvula do pneu para evitar a entrada de sujeira.

As dicas não param por. Se a viagem for por uma estrada asfaltada aumente em 2 ou 3 libras a pressão dos pneus do que é recomendado no manual do proprietário para a situação com ou sem carga.

Dessa maneira o pneu ficará mais protegido contra rasgos e estouros em buracos.

Em estradas de terra faça o contrário, pois você vai melhorar o desempenho dos pneus e do carro em geral nessa situação.

Antes de entrar na estrada de terra baixe a pressão em 3 ou 4 libras em relação à recomendada no manual do proprietário.

A medida vai permitir que os pneus se amoldem melhor as irregularidades aumentando a aderência com o solo permitindo uma melhor tração e frenagem.

Porém, não exagere na velocidade porque a aderência sempre vai ser menor na terra e o pneu fica mais vulnerável em buracos, principalmente quando você voltar para o asfalto.

Enfim, não se esqueça, quando você alterar a calibragem dos pneus por algum motivo volte com a medida recomendada pelo manual o mais rápido possível.

Conclusão

Manter os pneus do carro sempre calibrados de maneira correta como recomendado no manual do proprietário vai te trazer melhor desempenho e maior economia.

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Um abraço e até berve!!!

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