Curiosidades

Como baixar o documento do seu carro

Passou vigorar a resolução do Contran a 809 2020 que instituiu o certificado de registro e licenciamento de veículo em meio digital o (CRLV e).

Como baixar o documento do seu carro

No artigo de hoje vamos falar sobre como baixar o documento do seu carro. Uma coisa não muda pelo menos para nós cidadãos.

Todo os anos temos impostos para pagar como taxa de licenciamento, IPVA, multas atrasadas que deixamos acumular para quitar junto ao licenciamento.

No entanto, em tempos modernos não podemos mais ficar esperando que o carteiro chegue com o nosso documento (CRLV), aquela verdinha escrita em papel moeda.

Como baixar o documento digital CRLV-e

Passou vigorar a resolução do Contran a 809 2020 que instituiu o certificado de registro e licenciamento de veículo em meio digital o (CRLV e).

O certificado de registro e licenciamento de veículo em meio digital o (CRLV-e) não muda em nada e continua sendo o mesmo documento daquele verdinho que a gente recebia em casa, só que com uma diferença, ele vai estar em nosso celular.

No entanto, as regras para se obter o certificado continuam sendo as mesmas.

Temos que pagar todos os impostos, débitos e multas e o veículo não pode ter restrições judiciais ou restrições administrativas.

A única diferença agora é que não precisamos mais esperar o CRLV chegar em nossas mãos ou retirá-lo no Poupatempo.

A nova resolução do Contran permite fazer o download do (CRLV) no nosso próprio celular.

Para te ajudar a baixar agente montou um passo-a-passo de como fazer o download, que é simples e rápido com celular na mão.

Em primeiro lugar, vá até a sua loja de aplicativo Play Store (para quem usa aparelho Android) ou Apple Store (para quem usa iPhone), e busque pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Primeiro passo

Para baixar o seu Certificado de Registro e Licenciamento de veículo digital, o (CRLV-e) ao seu aplicativo, escolha a opção veículos.

Segundo passo

Em segundo lugar, preencha os campos com o código do Renavam do veículo e o código de segurança impresso no documento de transferência o (CRV).

No entanto, você pode imprimir uma via do documento e um papel a4 em qualquer impressora dessas que agente tem em casa.

Terceiro passo

Em terceiro lugar, você terá o comando imprimir que pode ser dado através do próprio aplicativo caso já esteja conectado a uma impressora. Além disso, também pode-se imprimir sua via do CRLV através do site do Detran.

Quando mais de uma pessoa for usar o veículo, no próprio aplicativo pode-se conseguir dar o acesso ao documento a outro motorista, não sendo necessário entregar sua via em papel A4.

Enfim, outro detalhe que não podemos deixar de falar é que o certificado de registro do veículo (CRV), aquele que a gente usa para transferir o carro quando vamos vender a outra pessoa também não vai mais existir.

No entanto, este documento foi alterado pela autorização de transferência do veículo (ATPV-e) que agora também é digital.

Por conseguinte, demais carros que foram licenciados antes desta data, onde seus donos ainda tenham o recibo em papel (CRV), continua valendo as mesmas regras de antes.

Como baixar o documento ATPV-e

Para iniciar o processo de transferir o veículo pelo novo modelo (ATPV-e), você deve:

  • acessar o site do Detran de seu estado;
  • vá na aba veículos;
  • depois clique na aba transferência de propriedade de veículo;
  • imprima o formulário de intenção de venda do veículo;
  • preencha o formulário e leve consigo quando for ao Ciretran de sua cidade;
  • assine e reconheça firma tanto do comprador como do vendedor;

No caso em que você tenha o CRV antigo em papel verdinho, continuam sendo exigidos os mesmos trâmites anteriores onde será preciso preencher com a assinatura do comprador e vendedor.

Enfim, esse é o conteúdo que queriamos passar para você hoje!

Não deixe de curtir nossa página do Facebook @dicasproseucarro. Veja mais artigos como esse acessando nossa HOME.

Um abraço e até breve!!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!