Auto Finanças

Como comprar carro usado: analisando a carroceria

Como comprar carro usado? Se o carro for antigo lembre-se de que talvez seja necessário pintar toda a carroceria para fazer o reparo.

Como comprar carro usado: analisando a carroceria

Como comprar um carro usado? Hoje nós vamos mostrar como comprar um carro usado ou seminovo analisando o item carroceria.

Enfim, você irá conferir o que deve ser checado na parte externa do veículo.

Nessa etapa olhe toda a carroceria com calma, pois não é por acaso que os avaliadores de loja dão uma volta em torno do veículo bem devagar na hora de avaliar um carro.

Eles analisam tudo com muito cuidado, procurando por pequenos amassados, arranhões, ferrugem ou um possível serviço de funilaria mal feito.

Portanto, essa análise deve ser feita com muito cuidado, pois mesmo que pequenos reparos passem batidos, eles podem ser muito caros para arrumar.

1° Passo de como comprar carro usado

Procure analisar a mesma peça por vários ângulos, de modo que esteja olhando pra ela enquanto se movimenta, porque têm tipos de tonalidades que só enxergamos defeitos em determinados ângulos.

Se a pintura foi mal feita tem ângulos que denunciam isso. Os vãos entre as peças devem ser uniformes e eles não podem começar mais finas e terminar mais largos, pois eles podem indicar que o carro foi batido.

Em seguida, abra as portas e verifica os batentes levando em conta se tem algum sinal de funilaria, repintura ou de ferrugem na base do batente.

Enfim, se você não se incomoda com pequenos defeitos isso pode ajudar barganhar o preço do carro.

Se o carro for antigo e precisa de pintura lembre-se de que é difícil achar a tinta original e talvez seja necessário pintar toda a carroceria em um tom diferente do modelo original para fazer o reparo.

Portanto, lembre-se de que dependendo do valor do carro não vale a pena pintar todo veículo porque isso custa muito caro e pode depreciar o valor de tabela do veículo.

2° Passo de como comprar carro usado

Inspecione também os para-choque e os faróis conferindo se estão trincadas ou com a lente fosca ou embaçada no caso dos faróis.

Verifique também o para-brisa e todos os vidros do veículo. Veja se tem rachaduras ou pequenas trincas pois a troca por um novo custa muito caro.

Verifique o disco de freio e veja se tem ferrugem o que pode indicar que o carro ficou parado por muito tempo.

Por conseguinte, de uma atenção especial para as rodas e os pneus e veja se estão danificados e se são originais da mesma marca modelo e medida do modelo do carro especificado pelo fabricante.

Pneus diferentes da especificação do fabricante podem causar problemas de alinhamento e suspensão.

Verifique nos pneus quantos sucos ainda tem dentre os gomos. Você percebe isso checando os marcadores de desgaste que são apontados pela marca “TW” na lateral do pneu.

3° Passo para comprar seu carro usado

Enfim, outra dica é empurrar as extremidades do carro para baixo, pois se a carroceria continuar balançando muito depois que você soltar, pode ser que os amortecedores estejam condenados.

Para checar a suspensão dianteira, veja se as molas não tem ferrugem e se não tem sinais de vazamento de óleo nos amortecedores.

Aproveite para checar a coifa da homocinética que se localiza próximo a roda na parte de dentro.

Veja se as homocinéticas estão sem rasgos e sem manchas de graxa pois isso pode mostrar problemas recentes nesta parte do carro.

Inspecione também a pinça de freio e veja se não tem nenhuma mancha de fluindo nelas pois isso indica vazamentos de óleo de freio no sistema.

Se possível confira toda as extensões nas partes mais baixas se estão amassadas, com ferrugem ou com vazamentos de óleo debaixo do motor.

Vá para as laterais do veículo nas caixas inferiores e veja se tem ferrugem debaixo do chassi e se as peças metálicas se desfazem com um contato. Aproveite e também olhe a parte central onde fica o escapamento.

Por último, veja se a suspensão traseira o silencioso, e a ponteira do escapamento não estão com ferrugem ou com vazamentos.

Conclusão

É isso pessoal e esse foi o artigo de hoje. Lembre-se que essas são só algumas dicas para te ajudar a uma avaliação mais criteriosa do carro usado que você deseja adquirir.

Se possível, leve o carro em seu mecânico de confiança caso tenha ficado com mais alguma dúvida.

Leia muito mais artigos sobre como comprar carro usado <<CLICANDO AQUI>>

Se puder também nos acompanhe em nossa Fanpage no Facebbok @dicasproseucarro.

Um grande abraço e até breve!!!!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!