Mecânica

Quando Trocar os Pneus e Como Fazer Durar Mais

Quando Trocar os Pneus e Como Fazer Durar Mais

Quando trocar os pneus? Este intem é uma das partes mais importantes do veículo. Você já parou para pensar que eles são a única interface entre o automóvel e o asfalto?

Cuidar bem deles vai garantir que você tenha segurança o tempo inteiro e também pode influenciar até no consumo de combustível. Hoje vamos te dar algumas dicas para você cuidar melhor dos pneus do seu carro e também saber indentificar quando chegar a hora de trocá-los.

Calibragem do Pneus

A dica mais importante na hora de cuidar dos pneus é a calibragem correta. O ideal é que você faça essa verificação semanalmente e sempre com os pneus frios.

Verificar a calibragem com os pneus frios é muito importante porque quando você roda com o veículo o ar de dentro do pneu esquenta e se expandir.

Portanto, quando você colocar o pneu no calibrador do posto ou em um equipamento portátil, o aparelho vai injetar menos ar do que deveria.

Sendo assim, a pressão fica incorreto dando a impressão que os pneus estão bem calibrados. Também é muito importante que você coloque sempre a pressão correta nos quatro pneus do seu veículo.

Você pode encontrar esse valor geralmente em um adesivo na tampa de combustível ou junto à porta do motorista. Se você não encontrar em nenhum desses dois lugares consulte o manual do proprietário.

Rodízio de Pneu – Quando Trocas os Pneus de Posição

Enfim, uma outra dica importante é você verificar se o fabricante do seu carro recomendo rodízio de pneus.
Isso acontece porque normalmente os pneus dianteiros gastão mais rápidos que os traseiros e fazer essa troca periódica prolonga a vida útil de todos eles.

Dependendo da marca e modelo o fabricante inclui até o estepe na orientação de rodízio, porém sempre confirme essa informação no manual do proprietário.

Mas como que eu sei que chegou a hora de trocar os pneus? A lei obriga que profundidade dos sucos nunca seja inferior a 1,6 MM, porém ninguém sai com uma régua por aí medindo a profundidade dos sucos de um pneu.

Por isso que as fabricantes embutirão nos próprios pneus o indicador visual de desgaste chamado gtwe. Esse indicador é uma espécie de lombada que cruza lateralmente toda a banda de rodagem do pneu. Para saber onde ele está procure na lateral do pneu pelas letra TWI ou por um triângulo.

Depois veja se altura do gomo dos pneus é a mesma dessa lombada. Se isso acontecer não arrisque, chegou a hora de trocar os pneus.
No entanto, uma coisa que faz com que o pneu precise ser trocado imediatamente são as bolhas.

Elas acontecem geralmente depois que você colide muito forte contra o meio-fio ou cai em um buraco muito profundo. Elas surgem quando ha um dano muito severo na carcaça do pneu e se você continuar rodando com o pneu desse jeito ele pode até estourar e provocar um acidente muito grave.

Validade dos Pneus

Esse é um tema bem polêmico. Por muito tempo se perpetuou a ideia que os pneus tem validade de cinco anos, independente se forem usados ou não.

Mas as próprias fabricantes têm divulgado nos últimos tempos que essa validade ainda é indeterminada e varia conforme as condições de uso e funcionamento dos pneus.

Por exemplo, se o carro fica estacionado diariamente por muito tempo no sol, se ele foi calibrado periodicamente e até se ele ficou parado por muito tempo apoiado sobre os próprios pneus ou em cavaletes.

Se você tem alguma dúvida sobre a integridade dos pneus do seu carro, vá até uma oficina e chame especialista para fazer essa verificação.

Quando Trocar os Pneus

Agora vem aquela pergunta clássica, onde colocar os pneus novos primeira? Preciso lembrar que nos automóveis os pneus sempre devem ser trocado aos pares no mesmo eixo, sempre devem ser da mesma marca e com a mesma especificação e o mesmo nível de desgaste.

O ideal é trocar os quatro, mas nem sempre isso é possível ou necessário. Então na hora de colocar pneus novos, coloque-os no eixo traseiro.

Isso é muito importante porque se os pneus traseiros perderem a aderencia com o solo é muito mais difícil para o motorista retomar o controle do carro.

Agora se isso acontecer no eixo dianteiro, o procedimento para recuperar a direção do carro é bem mais simples e geralmente só desacelerando o veículo é o suficiente.

Conclusão Do Artigo Sobre Quando Trocar os Pneus

Espero ter ajudado a tirar dúvudas. Veja muito mais artigos em nossa home clicando AQUI. Se puder, nos siga na redes sociais em nossa fanpage @dicasproseucarro.

Um abraço e até a próxima!!!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!