Mecânica

Alinhamento – o que é e quando fazer?

Alinhamento – o que é e quando fazer?

O alinhamento é um tema que parece um pouco trivial, daqueles em que as pessoas costumam achar que seu mecânico está lhe enrolando mais um serviço desnecessário.

No entanto, manter o alinhamento do seu carro em dia, está diretamente ligado à segurança a bordo do seu veículo.

Em primeiro lugar, alinhamento acerta a “convergência” e “divergência” podendo ser necessário fazer a cambagem e caster para se obter o melhor rendimento dos pneus.

Em segundo lugar, a frequência que se deve fazer esse tipo de manutenção vai variar de acordo com o estado das vias na cidade que você mora e o uso do carro que você tem hoje.

Quando devo fazer o alinhamento?

Posteriormente, as fábricas sugerem fazer o serviço a cada intervalo de 10 mil km rodados.

No entanto, devido o país ter vias públicas em mau estado de conservação, é sugerido que se realize a manutenção a cada 5 a 7 mil KM caso o veículo não tenha sofrido um impacto muito forte nas vias em que trafega.

Portanto, em alguns casos, o próprio veículo contém sistemas eletrônicos com indicadores visuais onde alertam o proprietário caso seja preciso fazer o reparo no veículo.

Caso o motorista não tenha um veículo equipado com esta tecnologia, será preciso que fique atento aos sinais que o carro demonstra quando precisa se fazer o alinhamento.

Além disso, você perceberá isso quando o pneu apresentar desgaste internamente ou externamente. Ou quando o carro estiver puxando a direção para um dos lados ao invés de se manter reto na pista.

No entanto, é aconselhável que o motorista procure seu mecânico de confiança para verificar se houve algum dano sério no alinhamento do veículo, bem como na suspensão do mesmo, caso o veículo sofra algum impacto brusco, como resultado de uma queda em buraco ou valeta,

Afinal de contas, o que se é verificado no alinhamento?

A partir do momento em que o mecânico coloca o maquinário no carro como um alinhamento em 3d, ele vai ler a geometria do carro e olhar se é necessário uma correção na divergência e convergência.

O que é cambagem?

A cambagem no caso, se refere ao ângulo em que as rodas do veículo estão com relação ao solo.

As rodas devem estar totalmente retas e alinhadas ao solo fazendo com que toda a bandagem do pneu tenha contato com por igual ao solo.

Quando as rodas do veículo estão abertas (curvadas para fora), ou fechadas (curvadas para dentro), isto causa um desgaste desproporcional nos pneus, diminuindo sua vida útil.

O que é caster?

Se trata de quando uma roda está adiantada ou atrasada em relação ao eixo do carro. Portanto, isso pode ocorrer quando se passa de lado em lobadas, prática muito utilizada por carros rebaixados.

Isso também pode ocorrer quando se estaciona o veiculo em uma descida com a roda dianteira direita virada para a guia, supostamente para ajudar a segurar o carro evitando que ele desça a rua desgovernado.

O que é divergência e convergência?

Quando as rodas estão abertas em relação ao eixo, se tendo a sensação de que o carro está sendo empurrado ocasionando desgaste aos pneus.

Ou estão fechadas em relação ao eixo, sofrendo desvios leves na direção do carro causando instabilidade ao veículo.

Quanto ao balanceamento, o que é e quando fazer?

Bem, o balanceamento é o equilibrio entre o peso do conjunto de roda e pneu. O volante vibrando quando se atingi velocidades mais altas torna-se facilmente perceptível a necessidade do serviço no conjunto de rodas do carro.

Enfim, isso se deve ao desequilíbrio de peso entre a roda e o pneu do veículo. O balanceamento serve para se corrigir este tipo de problema.

Conclusão sobre o tema alinhamento

Em conclusão, o alinhamento trazer a convergência e divergência, o caster e a cambagem para os parâmetros originais de acordo com a especificação de fábrica.

Enfim, por hoje é isso pessoal. Espero que tenham gostado do conteúdo de hoje e não deixe de seguir nossa fanpage no facebook @dicasproseucarro. Confira outros artigos sobre carros que você também pode gostar em nossa HOME. Um abraço e até breve!

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