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Cinto de 3 pontos, é permitida a adaptação?

Cinto de 3 pontos, é permitida a adaptação?

O assunto do artigo de hoje é sobre cinto de 3 pontos e encosto de cabeça, dois itens de suma importância para sua segurança. Enfim, muita gente acha que é besteira ou Implicância, mas são dois equipamentos de segurança importantíssimo.

No entanto, sempre pensamos que dentro do veículo todos têm de ter segurança por igual. Mas, se existe um equipamento por igual para quatro pessoas como o cinto de segurança de 3 pontos e o encosto de cabeça, porque não têm para a quinta pessoa que senta no banco traseiro do meio?

Segurança do cinto de 3 pontos

Será que quem está sentado ali estará menos seguro?

Todo o projeto de um veículo é feito com muita precisão e com certeza, ao ser projetado para ter o máximo de segurança possível, este detalhe é levado em consideração.

Adaptação do cinto de 3 pontos

Esse tipo de modificação em vez de trazer mais segurança pode tornar o lugar do acento menos seguro.

Em primeiro lugar, para se ter o cinto de três pontos e o apoio de cabeça, as estruturas do banco e da carroceria devem ser projetadas para ter pontos de fixação específicos.

Desta de maneira eles resistiram aos impactos e forças tracionadas causadas pelo peso do corpo quando arremessado em uma colisão, coisa que não dá pra fazer em uma adaptação.

Portanto, o melhor é deixar tudo como veio de fábrica pois, adaptações podem não ficar boas, causando problemas na utilização do veículo. Além disso, você perderá a originalidade3 do seu carro além de poder ter problema com leis de trânsito.

Obrigatoriedade

Enfim, a boa notícia é que, de tanto se insistir agora virou lei. Todo o carro a partir do ano 2018, é obrigado a ter o equipamento no banco traseiro do meio.

Caso o projeto do carro não permita este tipo de equipamento de segurança no banco traseiro do meio, ele não poderá ser mais comercializado no país.

Uso do cinto de 3 pontos

Muita gente ainda não faz o uso devido do cinto no banco traseiro. Se um único ocupante estiver sem o cinto de segurança e ocasionar de o carro bater ou capotar, o ocupante será arremessado dentro da cabine por todo lado, atingido gravemente todos os ocupantes.

Portanto, em uma colisão, o peso de uma pessoa se multiplica em até 50 vezes e acaba esmagando quem está na frente.

A pessoa que está no assento do meio é arremessado violentamente para frente, e poderá até ser ejetado do veículo pelo para-brisas.

Por fim, isto tudo pode acontecer se você estiver trafegando em uma velocidade de até 60 quilômetros por hora. Imagina o que poderia acontecer em velocidades mais altas?

Lembrando que animais de estimação soltos dentro do carro se encaixam nesse mesmo raciocínio. Portanto, evite deixar animais de estimação com cachorros e gatos soltos dentro do veículo.

Também não deixe o banco em posição deitada pra dormir, pois o cinto fica em uma posicionado de forma inadequada em uma batida e em caso de colisão o passageiro pode deslizar debaixo dele e até se enforcar com a parte transversal do cinto.

Outra coisa, não deixem o cinto ficar enrolado. A fita tem que ficar plana para que ele funcione com a máxima de eficiência.

Apoio de cabeça

O cinto segura o corpo, mas não a cabeça. E é aí que entra o apoio de cabeça para evitar o

efeito chicote.

No caso de uma colisão frontal, tanto o corpo quanto à cabeça é arremessado para frente e depois voltam para trás com violência.

Se a cabeça está desprotegida, ela acaba dobrando para trás podendo provocar uma lesão no pescoço ou na coluna cervical.

Se a colisão for trazer, o corpo vai para frente e a cabeça para trás com a mesma consequência.

Porém, não basta ter o apoio de cabeça. Como ele é regulável em altura, é preciso posicionar

corretamente para que a cabeça não passe por cima posicionando-o na altura dos olhos. Todos os ocupantes devem regulá-lo assim que entrarem no carro.

Conclusão

É isso gente! Esperamos muito que vocês tenham gostado do conteúdo e a gente quer a sua participação.

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