Auto Finanças

Como avaliar o motor de um usado ou seminovo

A primeira coisa que deve ser checada para se avaliar o motor de um carro por incrível que pareça é analisar o estado do capô do veículo.

Como avaliar o motor de um usado ou seminovo

Hoje nós vamos mostrar como avaliar o motor de um carro usado ou seminovo na hora da compra.

Porém serão só algumas dicas básicas, por isso, para uma avaliação mais criteriosa leve o carro em oficina de confiança se ainda houver dúvidas.

Enfim, neste artigo você vai saber o que deve ser checado no motor do veículo usado ou seminovo antes de fechar o negócio.

Primeiro passo de como avaliar o motor de um carro

A primeira coisa que deve ser checada para se avaliar o motor de um carro por incrível que pareça é o capô, pois caso esteja com a pintura queimado ou amassado pode ser um indício de que algo pode estar errado.

Verifique o suporte que seguram o capô aberto se está cumprindo bem sua função, ou caso se tiver amortecedores, veja se eles seguram bem o capô.

A primeira coisa que deve ser checada para se avaliar o motor de um carro por incrível que pareça é analisar o estado do capô do veículo.

Portanto, confira aparência geral do motor sem pressa e fique esperto porque motores muito limpos podem esconder defeitos.

É melhor você encontrar um motor sujo que funcione bem do que um que esteja maquiado, escondendo defeitos.

Enfim, veja se as estruturas laterais na junção entre o paralama e a longarina não tem sinais de amassado ou de funilaria, pois isso pode indicar colisões frontais no passado.

No entanto, não se esqueça de dar uma olhada no painel frontal perto da grade. Veja se existe amassado ou algum vinco.

Aproveite para checar também o painel inferior e veja se tem algum sinal de ferrugem ou amassado.

Como avaliar as partes inferiores do motor

Ilumine as partes inferiores e escuras do motor com uma lanterna ou celular e procure por vazamentos ou peças danificadas ou se existe algum vazamento de óleo na junta da tampa do cabeçote.

Abra o reservatório de líquido de arrefecimento e veja se o nível da água está de acordo com o indicado pela montadora.

No entanto, aproveite para inspecionar se tem algum sinal de lodo ou óleo na água do arrefecimento o que pode indicar ter algum vazamento pela junta do motor.

Checando o nível do óleo de freio

Enfim, cheque o nível do óleo no cilindro mestre de freio. A marcação do nível de óleo do freio fica do lado de fora do reservatório próximo a tampa.

Aproveite também para inspecionar se tem algum vazamento próximo ao sistema hidráulico do freio, ou seja, no cilindro mestre.

Checando nível do óleo da direção hidráulica

Se o veículo tiver direção hidráulica, localize o reservatório de óleo de direção hidráulica, retire a tampa e cheque o nível do óleo com um pedaço de pano ou de papel. O óleo não pode estar escuro e com manchas.

Aproveita também para conferir se as mangueiras do sistema de direção hidráulica estão sem vazamentos, furos ou rachados.

Checando o nível do óleo do motor

Próximo passo, retire a tampa do óleo do motor e verifique debaixo dela como está a consistência do líquido, se está espumoso ou com a tonalidade alterada.

Enfim, verifique o nível do óleo e viscosidade tirando a vareta que ajuda na aferição. O nível deve estar de acordo com o manual da fábrica conforme a indicação na vareta.

As mangueiras do motor não podem ter furos, rasgos ou fissuras e as correias não podem estar desfiando nas bordas, pois elas têm que estar bem presas e bem firmes na polia.

Com o motor frio peça para alguém ligar o carro e fique de olho no escapamento no momento da partida.

Veja se sai fumaça escura, branca ou azulado indicando que tem vazamento ou algum problema mais grave.

No entanto, peça pra acelerar um pouco mais e faça a mesma análise. Espere o motor aquecer e repita a inspeção.

Ligue o carro novamente e veja o quanto o motor se movimenta, pois pequenos movimentos são naturais, mas movimentos mais bruscos indicam que os coxinhos do motor estão estourados.

Checando ruídos anormais no motor

Com o motor ligado, observe o motor trabalhando, sinta se as rotações são constantes e se não há picos de aceleração e desaceleração.

Tente ouvir as válvulas, veja se não está com aquele famosos barulho alto de tec, tec, tec, tec……..

Esse foi o artigo de hoje sobre como avaliar o motor de um carro usado ou seminovo antes de fechar o negócio.

Mas lembre-se essas são só algumas dicas, pois para uma avaliação mais criteriosa leve o carro no seu mecânico de confiança.

Esperamos ter explicado de forma com que você possa ter entendido o conteúdo de hoje.

Não deixe de ler mais artigos como esse acessando nossa home com milhares de artigos sobre carro clicando AQUI.

Também peço que nos sigas nas redes sociais em nossa fanpage @dicasproseucarro no Facebook.

Um grande abraço e até breve!!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!