Cnh Digital, Como Validar em Território Nacional

O Departamento Nacional de Trânsito mais conhecido como (DENATRAN) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPO), disponibilizou o aplicativo chamado CNH Digital, conhecido também como CDT (Carteira Digital de Trânsito), válido por todo território nacional tendo o mesmo valor judicial da versão impressa.

Cnh Digital, Como Validar em Território Nacional

Olá caros leitores do blog “Dicas Pro Seu Carro”. Hoje falaremos sobre a CNH DIGITAL e como adquiri-la. Sabemos que a cnh impressa é um documento de porte obrigatório ao condutor.

Em primeiro lugar, vamos entender o que dizem as leis de trânsito em relação à ausência da cnh e quais as punições caso você for abordado pelo agente de trânsito sem o documento.

Caso não esteja portando a CNH ao ser abordado por um agente de trânsito, você estará sujeito a multa leve, no valor de R$88,38. Você também vai receber três pontos em sua habilitação de acordo com o artigo 232 do CTB.

Esse descuido pode ocorrer por vários motivos. Um deles é quando esquecemos o documento em casa por algum motivo ou por motivos de furto, roubo e extravio.

Cnh Digital

Felizmente devido ao grande avanço da tecnologia hoje temos a opção de carregar nossa CNH digital dentro do nosso smartphone. Mas, de que forma podemos ter a nossa CNH digital em nosso celular?

A Cnh Digital Substitui a Versão Impressa?

O Departamento Nacional de Trânsito em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados, criou o aplicativo Cnh Digital para: facilitar o porte do documento, diminuir a burocracia e substituir o papel.

Por isso, fique tranquilo, sua cnh digital vale por todo território nacional tendo o mesmo valor judicial da versão impressa.

Em conclusão, caso algum agente de trânsito se recusa a receber sua Cnh digital como documento oficial, você pode registrar uma ocorrência no Denatran ou órgão no qual o fiscal trabalha.

O aplicativo foi criado com o objetivo único de digitalizar a Cnh, portanto, possibilita o acesso a todas as informações do seu documento e também a opção de ser exportada em PDF com assinatura digital válida.

A Cnh Digital veio para deixar sua vida mais pratica, comoda além de diminuir a burocracia em nosso país. Porém é sempre importantes lembrar que o documento impresso continua sendo válido igualmente em todo país.

Vantagens da Cnh digital

As maiores vantagens em aderir a Cnh Digital ou CNH-e, é a possibilidade de consultar o documento a qualquer momento sem a necessidade de estar conectado a rede de internet.

No entanto, levando em consideração todos os seus benefícios o mais interessante é que isso pode evitar muitas multas.

Alguns desses motivos seria conduzir o veículo sem o documento impresso por motivos de perda, furto, roubo ou o mais comum deles que é o esquecimento.

Um detalhe importante que devemos mencionar é que a versão digital do aplicativo contém o recurso de registrar o principal condutor.

Portanto, o condutor principal é responsável pelas multas ao invés do proprietário do veículo, evitando multas injustas.

Processo para criar sua CDT (Carteira digital de trânsito)

Em primeiro lugar, para criar sua certeira digital o condutor deve baixar o aplicativo disponível de forma gratuita na Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Clique a seguir para obter o acesso: Clique Aqui para sistema Android ou Clique aqui para sistema IOS.

Em segundo lugar, após instalar o aplicativo em seu smartphone é necessário fazer o cadastro. Você receberá um e-mail com um link de confirmação para ativar seu cadastro. 

Após a ativação você deve logar no aplicativo e clicar em adicionar documento, que no caso é sua carteira de motorista.

Em terceiro lugar, você deve realizar um etapa chamada (prova de vida). Se trata de um movimento físico lido pela câmera do seu smartphone, para provar que é você mesmo quem está sendo identificado.

Depois disso, é só criar uma chave de acesso de 4 dígitos que servirá como uma senha para acessar o documento.

Mais informações

Caso tenha ficado com dúvidas sobre como se é possível obter sua primeira CNH digital, acesse os canais de contato pelo portal do DENATRAN clicando a seguir (CLIQUE AQUI).

A sede do DENATRAN se encontra na Esplanada dos Ministérios, Bloco R, segundo andar, CEP: 70044900.

Em conclusão, nós do Blog “Dicas Pro Seu Carro” esperamos ter contribuído com uma dica importante que vão facilitar seu dia a dia.

Veja mais conteúdo relevantes em nossa Home page clicando a seguir AQUI. Nos vemos em breve. Até mais!!!

Sobre o autor | Website

Meu nome é Marcos e sou o criador do blog “Dicas Pro Seu Carro”. Sou instalador de acessórios automotivo há 20 anos. Trabalhei inicialmente em lojas de acessórios automotivos de rua por 5 anos e depois em diversas marcas de concessionarias de veículo por mais 10 anos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Ricardo Vieira disse:

    Como fazer quando a CNH não possui QR Code?