Estética

Lavagem de motor: vale a pena?

Quando optamos por lavarmos nosso próprio automóvel, ao invés de o deixar em um lavo jato, precisamos compreender que existe alguns riscos. Principalmente para quem nunca fez essa atividade anteriormente. Desse modo, enquanto fazemos a limpeza, podemos ficar em dúvida se devemos ou não fazer a lavagem de motor?

Lavagem de motor: vale a pena?

Quando optamos por lavagem de motor em nosso próprio automóvel, ao invés de o deixar em um lavo jato, precisamos compreender que existem alguns riscos.

Ainda mais para quem nunca fez essa atividade antes. Desse modo, enquanto fazemos a limpeza, podemos ficar em dúvida se devemos ou não fazer a lavagem de motor?

Já que é uma dúvida comum a quase todos os donos de carros, que fazem a lavagem de motor no conforto de suas casas.

É fato que essa decisão de você mesmo lavar o motor do seu veículo em casa, é mais levada em conta o fator custo. Por outro lado, deixar seu carro aos cuidados de um profissional pode ser mais seguro, porém o custo pode ser mais alto.

Mas, é neste quesito que encontramos o maior problema. Pois pensando na intenção de economizar uma graninha podemos ter resultados ruins mais adiante.

Quando a pessoa não lava o motor de maneira correta, levando em conta todos os cuidados, essa tarefa pode trazer prejuízos sérios.

Uma das causas de tais prejuízos podem ser lavar o motor do carro com o auxílio de uma lavadora de alta pressão d’agua.

Todos sabemos que dentro do capô existem uma quantidade grande de componentes elétricos que, ao entrar em contato com esses jatos d’agua, podem ser danificadas.

Afinal vale ou não a pena?

Apesar de ser um local que acumula bastante poeira, a lavagem de motor pode trazer diversas dores de cabeça no futuro. Isso por que a lavagem do motor se feita de uma forma errada, pode trazer prejuízos enormes ao dono do veículo.

Desse modo, para aqueles que não suportam deixar um resquício de sujeira no carro é recomendado que se faça a limpeza usando somente um pano úmido. E que limpem cada peça com do motor com cautela, não deixando água em partes elétricas.

Se trata de um trabalho arriscado, seja feito por um profissional ou por uma pessoa leiga no assunto. Qualquer ação errada e seu carro poderá parar de funcionar.

Entretanto, em casos de extrema precisão, o ideal é procurar ajuda de um profissional, pois ele fará um trabalho de qualidade e sem riscos.

Muitos lava-rápidos usam produtos a seco de lavagem de motor. Se trata de produtos específicos que facilitam na hora de remover as sujeiras mais difíceis.

Contudo, para manusear tais produto se faz necessário o uso de luvas, uma vez que o produto pode causar alguma reação alérgica na pele.

Como fazer a lavagem de motor de maneira correta?

Bom, vamos então ao passo a passo para aqueles que desejam lavar o motor do seu carro em casa, colocando a mão na massa.

O primeiro passo para se fazer a lavagem de motor é reunir todos os itens essenciais para deixar tudo limpo. Entre eles estão: Água, sabão neutro, esponja e uma flanela.

Assim sendo, você deve evitar usar produtos que estão fora dessa lista acima. Lembrando que pordutos inflamáveis e ácidos como sabão em pó, que causam severos danos as mangueiras no motor não devem ser usados.

Antes de iniciar o passo a passo, verifique se o motor está quente, caso esteja, aguarde alguns minutos, isso evitará danos ao motor.

Cuidados a se tomar

Por conseguinte, durante a limpeza, tome bastante cuidado, ainda mais com as peças pontiagudas e cortantes.

Evite lavar peças como bobina e vela de ignição, assim como, a bateria. Se possível, cubrá-as com um pano seco para proteger de infiltração de umidade. Saiba manusear de forma correta o fluxo de água que sai da mangueira.

Portanto, opte sempre por deixar a pressão mínima, de modo que não apresente nenhum problema.

Utilizar baldes com água e esponja também é uma opção. Isso porque o vai e vem da esponja encharcada derramará grande quantidade de água que pode adentrar ao motor danificando peças eletrônicas internas. Por isso deve-se retirar todo excesso de água, para não correr esse risco.

É um processo lento e cuidadoso, que demanda muito tempo. Então, caso não tenha essa paciência deixe o motor como está ou busque ajuda de um profissional preparado para essa atividade.

Após a aplicação do sabão, despeja pequenas quantidades de água, com cuidado, onde houve acúmulo de espuma, afim de retirá-las. Lembrando sempre de que a pressão exercida pela água deverá ser a menor possível.

Logo após a retirada do sabão, chegou o momento de secar. Nessa etapa, o perigo de danificar alguma peça do motor ainda não passou.

Por isso, utilize um pano seco e limpo, para te auxiliar durante esse procedimento final. Dê preferência por secar componentes eletrônicos.

Caso encontre alguma sujeira após a lavagem, não lave novamente o motor. Busque ajuda de um profissional, pois ele fará uma limpeza minuciosa, sem riscos e que deixará o seu carro brilhando.

Curta a Fanpage do Blog Dicas pro seu carro facebook.com/dicasproseucarro/

Não deixe de fazer um comentário logo abaixo e de ver outros artigo com dicas aqui mesmo em nosso blog. Uma abraço e até a próxima.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!