Estética

Polimento caseiro: saiba como produzi-lo

Manter o seu carro sempre com cara de novo requer muita disciplina e limpeza adequada. Dessa maneira, os cuidados devem ser diários ou em dias alternados. Mas para reduzir os custos contratando um profissional, você mesmo pode fazer isso.

Polimento caseiro: saiba como produzi-lo

Hoje vou mostrar a você, leitor do Dicas Pro Seu Carro, como fazer um polimento caseiro em seu carro.

Manter seu carro sempre com cara de novo requer muito trabalho e dedicação.

Dessa maneira, os cuidados devem ser diários ou em dias alternados. Mas para reduzir os custos de contratar alguém para fazer, você mesmo pode fazer isso.

Uma forma de deixar seu carro sempre brilhando é fazer o polimento sobre a sua lataria.

No entanto, caso você decida fazer um polimento em seu carro , porém não tem o valor em mãos para comprar, você mesmo poderá fazer de forma caseira, em sua casa.

Para evitar gastar uma fortuna pagando pelo serviço de um pessoa que atua nesse ramo, o ideal é tentar você mesmo fazer esse serviço.

Assim, você adquire sabedoria em algo novo e ao mesmo tempo deixa de gastar uma grana que poderá fazer falta no final do mês.

No entanto, antes de fazer um polimento caseiro no seu carro, você precisa saber se o seguro dele permite esse tipo de ação.

Pois, como estamos falando de algo caseiro, você mesmo é quem irá aplicar o produto, e isso poderá deixar algumas marcas no carro se não tiver cuidado.

Então, caso seu seguro ofereça benefícios para esse tipo de incidente, você poderá seguir adiante com a ideia inicial.

Porém, caso contrário, existem duas opções: arriscar fazer isso você mesmo ou pagar pelo serviço.

Polimento caseiro: como fazer?

Antes de mais nada, é separe todos os itens que irá usar para fazer o seu próprio produto de polimento. Os materiais que você vai precisar são:

  1. Pasta abrasiva, para remover quaisquer vestígios de tinta ou pinturas,
  2. Flanela de microfibra,
  3. Cera líquida e cristalizadora,
  4. Polidor e lustrador.
  5. Politriz

Para que possa polir o carro de forma eficaz, o ideal é o lavá-lo primeiro. Após ter feito a lavagem, aplique a cera líquida e em seguida coloque também a pasta abrasadora.

Lembre-se que durante a aplicação, os movimentos devem ser leves e circulares, para não danificar o veículo.

Para retirar o produto, será necessário a flanela. Aplique o polidor com cuidado e para retirar o excesso, use o lustrador.

Por fim, coloque a cera cristalizadora e pronto, seu polimento caseiro deixará o carro brilhando de novo, como se tivesse saindo da fábrica.

Polimento automotivo: quais são as etapas?

Com o passar do tempo, o carro vai tendo sua pintura danificada. Mas, para evitar que seu carro fique com um visual muito decadente, existe uma boa opção de reparação.

Para esse processo, é necessário equipamento específico, ou seja, apenas um profissional sabe fazer.

Com o carro lavado, o próximo passo é verificar a pintura. Na superfície do veículo, você irá encontrar overspay (névoa de tinta), riscos (leves, médios ou profundos), marcas de uso, causadas por uma limpeza mal feita, ou de danos.

Leve em conta alguns detalhes como, a profundidade em que a pintura foi afetada. No geral, a pintura de um carro é dividida da seguinte maneira:

  1. Verniz,
  2. Base de tinta, fundo (primer) e
  3. Superfície metálica.

A partir desse ponto, caso algum dano tenha sido feito na pintura, o profissional irá buscar um meio eficiente para que isso seja resolvido e o processo possa seguir a diante.

Após a verificação e o conserto da pintura, o próximo passo é a descontaminação.

Processo de descontaminação

A contaminação, nada mais é que resquícios de tintas que estão sobre o verniz e não saem após serem lavadas.

Esse processo não é obrigatório, no entanto, em alguns casos é necessário. Descontamine a lataria do seu carro, apenas por utilizar o Clay Bar, ou Argila, como é conhecida.

Após realizar esses três passos, chegou o momento de polir o carro. Utilize uma máquina chamada Politriz. Para usá-la do modo certo e não danificar a pintura do seu carro, evite incliná-la.

Caso realize o processo com a boina inclinada, a pintura do carro sofrerá graves danos.

No entanto, isso poderá arruinar todo o polimento, tendo que recomeçar tudo de novo. Em alguns casos, é preciso até mesmo pintar o local onde a boina deixou marcas.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje sobre polimento caseiro. Veja também o artigo sobre como lavar seu carro a seco. Clique aqui

Não deixem de ver nossos novo artigos e curtir nossa FanPage @dicasproseucarro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!